Trabalhar com pessoas desmotivadas é, sem dúvidas, um grande problema para qualquer gestor. O que pode ser feito para transformar um empregado pouco engajado em um exemplo de dedicação e envolvimento com a empresa?
Se o comportamento do seu funcionário, em algum ponto, está lhe preocupando, lembre-se que o individuo foi contratado por suas habilidades, resultados e atitudes.
Antes de recorrer a medidas mais drásticas, o líder deve considerar uma aproximação com o funcionário para ajudá-lo a recuperar ou a passar por essa fase mais difícil.
1- FEEDBACKS REAIS
O segredo de qualquer relação chefe-subordinado: alinhamento de expectativas. Às vezes, o funcionário acomodado está nessa posição por falta de clareza nos seus próximos direcionamentos. Garanta que isso não aconteça dando feedbacks claros.
2- OUÇA OS FUNCIONÁRIOS
A comunicação sempre deve ser de duas mãos, e os líderes devem estar preparados para ouvir o ponto de vista do funcionário. Deixe o funcionário se abrir e perqunte para ele sobre o motive da mudança de atitude,
3- PRESTE ATENÇÃO NOS SINAIS DE INFELICIDADE COMUNS
Muitas vezes, o sentimento de uma pessoa da equipe é igual ao do seu parceiro ou dos demais do grupo. O papel do líder é conseguir entender qual a causa desse sentimento, quando presente, e solucionar o problema da melhor forma possível.
4- IDENTIFIQUE OS PONTOS FRACOS E FORTES DE CADA UM DA SUA EQUIPE
É muito difícil liderar uma equipe sem entender ou saber identificar onde cada um tem uma dificuldade. Além disso, é essencial saber o que eles esperam do trabalho, e quais são suas metas e aspirações pessoais.
Dessa forma, é muito mais fácil conseguir estimular a equipe ou, até mesmo, ver se a pessoa não está mais ligada no propósito e os valores da empresa.
5- CRIE INDICADORES DE PERFORMANCE JUNTOS
Pergunte aos seus funcionários como eles querem se desenvolver e o que eles querem desenvolver. Construa os indicadores individuais e da equipe baseado nessas informações.
Desse jeito, será muito mais fácil manter uma equipe motivada.
6- RECONHEÇA E PARABENIZE OS SEUS FUNCIONÁRIOS
Um dos itens mais importantes é reconhecer os feitos dos seus funcionários, mostrar para eles que você está acompanhando as conquistas deles e a da área.
7- ESTABELEÇA NOVAS METAS EM EQUIPE
Se você já ouviu o funcionário e até gerou algum feedback adequado, é certo que ele entende que apresenta uma postura desmotivada. Agora, é hora de estabelecer metas para mudar o estado atual e apresentar um desempenho mais satisfatório no futuro.
Crie metas no formato SMART com o funcionário. Questione-o acerca de onde deseja chegar dentro da empresa e trace um caminho para esse progresso. Claro, as metas estabelecidas também deverão beneficiar o negócio e os colegas de trabalho.
Portanto, construa com ele um planejamento para seu desenvolvimento ou PDI e firmem um contrato de metas. Isso o ajudará a entender onde está e quais lugares poderá alcançar dentro da empresa.
Não se esqueça, porém, que todo esse processo exige acompanhamento. Dessa forma, estabeleça prazos curtos para o acompanhamento das metas propostas e ofereça pequenos feedbacks, para ajudá-lo no alcance dos objetivos acordados.