Saiba como é a profissão de consultor, entendendo os prós e contras do trabalho, para transformar sua carreira.


Responsável por desenvolver estratégias de melhoria de processos e enfrentamento de crises, o consultor empresarial tem sido fundamental para o desenvolvimento de muitos negócios. Isso faz com que a profissão consultor seja atraente e, cada vez mais, ganhe novos adeptos.

Contudo, num cenário cada vez mais competitivo, junto com muitos benefícios, esse trabalho também traz uma série de desafios. 

Por isso, quem está buscando mudar de carreira e sair do mercado tradicional, pode se dar muito bem na profissão de consultor. Ao mesmo tempo em que precisará atuar de forma consciente sobre seus limites e capacidades, evitando frustrações. 

Ou seja, se você pretende transformar sua vida profissional e acredita que a profissão de consultor pode ser o melhor caminho, é importante entender a rotina e conhecer os prós e contras de atuar de forma independente.

Acompanhe o artigo e saiba mais!

Profissão consultor: como é a rotina de trabalho?

A rotina de trabalho de um consultor tende a ser bastante movimentada. Mas também exigirá momentos de concentração e, algumas vezes, o trabalho poderá ser um pouco solitário.

Contudo, na maioria das vezes o consultor atuará em equipe, planejando ações e desenvolvendo estratégias junto ao cliente e gestores.

Basicamente, as tarefas da profissão de consultor envolvem:

  • planejamento financeiro da empresa, indicando corte de custos;
  • mudanças internas para entrada em um novo mercado;
  • melhoria dos processos, indicando os caminhos e ferramentas necessárias;
  • orientação para contratação de pessoal e formação de equipes.

Claro que existem muitas outras áreas onde o consultor empresarial pode atuar, e em todas elas o trabalho costuma ser feito durante períodos predefinidos, que podem durar algumas semanas.

Geralmente, o atendimento é realizado in loco, ou seja, na sede da empresa contratante. Isso pode demandar a necessidade de viagens e ausência do seu escritório durante boa parte do tempo.

Uma outra característica da profissão de consultor é ter que lidar o tempo todo com pessoas diferentes, de culturas e lugares diferentes. Por isso, saber se comunicar bem em todos os cenários é fundamental.

Outro ponto importante…

o trabalho do consultor nunca se resume ao período em que está com o cliente, dentro da empresa. Geralmente ele se inicia antes e só termina depois, com as análises e relatórios que precisam ser entregues.

Prós e contras do trabalho como consultor empresarial

Todo trabalho apresenta dificuldades, mas também vantagens. E com a profissão de consultor não é diferente. Contudo, ao iniciar numa nova área é fundamental compreender todas as questões que ela envolve, tanto positivas quanto negativas.

A seguir, listamos os prós e contras da profissão consultor:

Contras da profissão

Deve-se ressaltar que isso não serve como fator de desmotivação. Ao contrário, entender qual o percurso que será trilhado e as barreiras que podem surgir é uma forma de estar melhor preparado e poder aproveitar todos os benefícios da carreira.

  • O trabalho só depende de você: isso significa que para as coisas darem certo, você tem total responsabilidade, o que, para alguns, pode ser um peso.
  • Disciplina: a profissão de consultor exige disciplina extra, uma vez que é você quem terá que controlar seus horários, local de trabalho e capacidade de entrega.
  • Estudo e atualização: o consultor empresarial é um especialista, e para se manter assim, precisa estar sempre estudando e se atualizando. O mercado muda muito rápido e a tecnologia apresenta novidades diárias. Sem uma alta demanda de estudo constante, não é possível acompanhar essas mudanças.
  • Lidar com clientes difíceis: algumas vezes você simplesmente não conseguirá convencer seu cliente das mudanças necessárias dentro da empresa. Isso pode gerar frustração e talvez seja preciso “engolir sapos” para não comprometer sua imagem.

Além disso, como em qualquer outra área que se decida empreender, a profissão consultor contará com desafios ligados à competitividade do mercado, instabilidade econômica do país, entre outros fatores. 

Em qualquer um desses casos, o mais importante é ter foco e saber trabalhar de maneira eficiente, entregando as melhores soluções e resultados.

Os prós do trabalho de consultor

Em suma, as vantagens da profissão de consultor podem se resumir em duas palavras: independência e liberdade. A partir disso, os prós do trabalho de consultoria empresarial se desdobram, permitindo que o profissional alcance o sucesso e a realização almejadas pela maioria das pessoas.

  • Escolher seus projetos e clientes: a profissão de consultor permite que você tenha liberdade para escolher seus clientes e os projetos em que deseja atuar, o que não é possível quando se é funcionário de uma empresa.
  • Ter liberdade de organizar a agenda: você faz seus horários e define os dias em que quer trabalhar, com flexibilidade para atender suas demandas pessoais.
  • Definir o melhor formato de trabalho: trabalhar como consultor empresarial permite escolher entre trabalhar em home office ou num escritório, sozinho ou em equipe.
  • Lidar com novos estímulos intelectuais: a todo momento o consultor se depara com novos cenários, assuntos e necessidades de seus clientes. Isso gera um estímulo intelectual à medida que os desafios se apresentam e são superados.
  • Escolher os profissionais com que trabalhar: a profissão de consultor permite que você escolha seus parceiros profissionais, aos quais poderá delegar algumas atividades.
  • Maior margem de ganhos: atuar de forma empreendedora aumenta a margem de ganhos financeiros, uma vez que você não fica limitado a receber um salário fixo.
  • Viajar e conhecer novas culturas e lugares: como consultor, as viagens constantes levam você a conhecer novas culturas, lugares diferentes e ter experiências enriquecedoras.
  • Independência profissional: por último, mas não menos importante, o trabalho como consultor permite total independência, o que significa que você não será forçado a atuar de modo que não se adeque aos seus princípios e necessidades, tanto profissionais quanto pessoais.

Vale lembrar, porém, que não existe trabalho onde não haja desafios. Contudo, a independência da profissão consultor com certeza trará mais benesses e a garantia de sucesso na carreira!

Como entrar na profissão consultor e ter sucesso?

Em primeiro lugar, o consultor de sucesso deve estar seguro do seu conhecimento e ter total compreensão dos desafios que essa carreira apresenta. Ao saber os prós e contras da profissão de consultor, fica mais fácil saber qual estrada trilhar em busca do sucesso profissional. 

Nesse sentido, buscar um formato de trabalho que lhe permita toda a independência que essa atividade proporciona pode encurtar esse caminho.

Por exemplo, uma franquia de consultoria como a Saffi entrega toda a estrutura necessária para o desenvolvimento do trabalho. Essa é uma excelente opção para quem está determinado a iniciar na profissão de consultor, ou deseja migrar do modelo tradicional e ser um empreendedor. 

Se você deseja saber como se tornar um franqueado Saffi e potencializar sua carreira, entre em contato e conheça nosso modelo de negócios!

Ebook da Saffi


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *