Quer saber se você tem perfil de consultor? Conheça as características dos profissionais que mais se destacam na área de consultoria empresarial.


A consultoria empresarial é uma área que demanda grande conhecimento em determinado assunto ou função. Por isso, um perfil de consultor de sucesso é formado por algumas características que fazem desse profissional, além de um expert, alguém com iniciativas e habilidades que se destacam no mercado.

Portanto, atuar como consultor empresarial é diferente de ser o profissional que trabalha para a empresa. 

Isso porque, além das habilidades necessárias dentro de um setor específico – finanças, marketing, gestão de pessoas etc. – o consultor deve saber lidar com profissionais de diferentes áreas e ser bastante proativo.

Desse modo, o perfil de consultor que se destaca é aquele que possui capacidade de trabalhar de maneira autônoma, independente. E de ter o chamado “jogo de cintura” para aplicar seu conhecimento em empresas de diferentes ramos, com gestores mais ou menos capacitados.

Ou seja, para ter sucesso na área de consultoria empresarial, além do know-how, é fundamental ter uma boa comunicação, saber ouvir e entender as dores do cliente e possuir grande capacidade de interpretar dados.

Isso e muito mais formam o perfil de consultor mais valorizado no mercado e que, com certeza, será disputado entre as empresas.

Se você quer identificar as principais características e saber se possui o perfil adequado para ser consultor, acompanhe o artigo!

Como é o trabalho de consultoria empresarial?

Antes de falar das características que formam o perfil de consultor, é importante entender como se desenvolve uma consultoria empresarial. De forma simples e objetiva, podemos dizer que a consultoria se trata de um trabalho de análise, identificação de problemas e entrega de soluções.

Assim, o consultor empresarial empresta todo seu conhecimento e experiência em determinada área para orientar gestores e líderes na resolução de questões. 

Quando uma empresa passa por uma crise, deseja implementar um novo projeto ou precisa aprimorar processos que não estejam mostrando resultados, o consultor é chamado para auxiliar as equipes

O trabalho de consultoria pode ter uma duração variada, de acordo com a necessidade da empresa ou cliente. O consultor estabelece um cronograma de atividades e metas, atuando em parceria com os profissionais até que se atinja o objetivo. 

Leia também: Conheça as características dos 6 tipos de consultoria empresarial

Características de quem possui perfil de consultor

Para quem está saindo do mercado de trabalho formal e deseja atuar de maneira empreendedora, é muito comum que se tenha dúvidas e incertezas. 

Por isso, se você está pensando em iniciar uma carreira como consultor, é importante ficar atento às características desse profissional.

Para auxiliar nessa decisão, separamos a seguir os pontos mais fortes do perfil de consultor para quem busca se destacar e obter sucesso nessa área. Confira:

Conhecimento especializado

Como já dissemos, faz parte do perfil de consultor ser especialista na área ou assunto que se deseja prestar consultoria. Ou seja, não é possível oferecer um trabalho de análise e orientação sobre algo que não se tem pleno conhecimento. 

Afinal, para um consultor ter sucesso e atrair clientes qualificados ele precisa demonstrar sua expertise, seu total domínio sobre o ramo, de modo que todas as dúvidas do cliente sejam sanadas com clareza e segurança.

Habilidade de negociação

O perfil de consultor de sucesso exige muito além do conhecimento aprofundado na área de atuação. E entre outras características que fazem um consultor se destacar está a habilidade para negociar.

Afinal, como profissional independente, o consultor empresarial precisa atuar como vendedor e fornecedor de um serviço. 

Portanto, saber apresentar seu trabalho e promover uma negociação com o cliente de forma assertiva e eficaz é um ponto fundamental para quem deseja investir nessa carreira.

Facilidade de comunicação

Saber passar seu conhecimento e realizar uma boa negociação depende de outra característica fundamental para um consultor de sucesso: a facilidade de comunicação. Ou seja, para saber se você se enquadra no perfil de consultor, questione essa habilidade: 

  • Eu tenho facilidade em estabelecer elos de comunicação?
  • Consigo expressar minhas ideias com clareza?
  • Sou bem compreendido e atraio as pessoas pela fala?

Respostas positivas para as perguntas acima darão uma noção clara de que você tem essa habilidade e pode se sair muito bem como consultor empresarial. 

Por outro lado, pessoas muito tímidas e reservadas podem encontrar certa dificuldade em exercer a atividade de consultoria, uma vez que interagir e dialogar com várias pessoas por longos períodos de tempo é essencial.

Ebook da Saffi

Proatividade

Um profissional com perfil de consultor deve ser proativo. Isso significa ter iniciativa para buscar soluções, traçar metas e agir com independência. 

Estar atento às oportunidades e criar meios para alcançar os objetivos profissionais é uma característica bastante importante para o sucesso na carreira. 

Tanto dentro quanto fora da empresa em que se está atuando, fazer boas conexões é fundamental. E para isso, a proatividade deve estar sempre em destaque.

Capacidade de análise e compreensão de dados

Ser capacitado para trabalhar com dados é uma das principais características que compõem o perfil de consultor que o mercado espera. 

Afinal, em qualquer área de atuação a análise e interpretação de dados é parte do trabalho de consultoria, pois essa é a base das informações de uma organização.

Além disso, todo o plano estratégico deve ser formulado com base nos indicadores. São relatórios, pesquisas, mapas e muitos outros documentos. 

Especialmente com o avanço das soluções tecnológicas, onde sistemas baseados em Internet das Coisas e Big Data estão cada vez mais presentes na rotina das empresas.

Paciência e atenção com o cliente

Atuar na área de consultoria empresarial exige uma boa dose de paciência e muita atenção com o cliente. Sobretudo quando a empresa que contrata os serviços passa por algum tipo de crise, o perfil de consultor que se apresenta de maneira amigável e preocupada com as questões a serem abordadas se destaca.

Nesse sentido, demonstrar empatia é tão importante quanto ter conhecimento técnico sobre o assunto. 

Além do mais, lidar com diferentes perfis de empresários e colaboradores exige do consultor uma postura resiliente e tranquila, demonstrando confiança no trabalho que está sendo desenvolvido.

Postura ética

Por fim, mas não menos importante, faz parte do perfil de consultor de sucesso uma postura ética em relação ao seu negócio. Assim como em todas as áreas e profissões, a ética profissional deve nortear o trabalho do consultor. 

Na prática, isso significa que embora deva lançar mão de estratégias de marketing e vendas, o consultor empresarial precisa agir com total transparência sobre seu trabalho, respeitando as práticas do mercado e primando pela cordialidade entre os concorrentes.

Agora que você já sabe identificar o perfil de consultor e as características para o sucesso nessa área, aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro das novidades da Saffi Consultoria!

Categorias: Consultoria

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *