Saiba mais sobre a carreira de consultor empresarial e quais os benefícios profissionais nessa área de atuação.


A presença do consultor empresarial no universo corporativo tem ganhado cada vez mais espaço. Afinal, a boa gestão envolve uma série de fatores que precisam estar em conformidade.

É como uma grande engrenagem: se um dos encaixes quebrar, todo o funcionamento fica comprometido.

Desse modo, apenas com todas as estratégias e ações devidamente alinhadas, a empresa pode se manter competitiva num mercado cada vez mais dinâmico e exigente.

Contudo, para que esse objetivo seja atingido, gestores capacitados e experientes são fundamentais, pois deles depende a compreensão total dos processos.

Porém, existem momentos onde é necessário buscar alternativas externas. Assim, fatores como custos, tempo ou falta de expertise dos gestores para lidar com situações críticas podem demandar a contratação de um consultor empresarial.

A partir daí, ele é o responsável por identificar as demandas que precisam de melhorias dentro da organização. Isso porque esse profissional utiliza todo seu know how para analisar a situação e encontrar as melhores soluções para aumentar a eficiência e melhorar o desempenho da empresa no mercado.

Durante o processo de consultoria, ele orienta a tomada de decisão em diferentes situações, auxiliando líderes e gestores a conduzir os negócios de modo mais assertivo, com foco no crescimento.

De que forma o consultor empresarial atua?

Durante o período de atuação na empresa contratante, o consultor empresarial atua como parceiro do gestor. Nesse processo, são realizadas reuniões onde o gestor relata todas as questões a serem tratadas.

Também é parte do trabalho do consultor solicitar todos os dados que considerar relevantes para traçar um diagnóstico mais preciso. Documentos, relatórios e análises geralmente são necessários para definir o perfil da organização.

Assim, pontos fortes e fracos são definidos e a troca de ideias e conhecimento levará o consultor a identificar os problemas e traçar estratégias para solucioná-los. Tudo acontece de forma personalizada, de acordo com as necessidades específicas do cliente.

Um consultor pode atuar em diferentes áreas dentro da empresa, assim como em diversos setores comerciais, industriais e de serviços. Veja alguns exemplos:

  • desenvolvimento de produtos;
  • marketing e comunicação;
  • projetos institucionais;
  • gestão de pessoas;
  • setor financeiro;
  • área contábil;
  • compliance;
  • operações;
  • produção.

Cabe também ao consultor elaborar um planejamento a partir da avaliação inicial, criando um cronograma de tarefas e ações para cada encontro, de modo a cumprir metas direcionadas para as questões que precisam ser resolvidas.

Durante todo o processo, o consultor empresarial deve orientar o gestor para cada decisão. Portanto, não se trata de resolver o problema sozinho, mas de mostrar quais caminhos devem ser percorridos e que atitudes são necessárias para atingir o objetivo.

Podemos dizer que um consultor empresarial empresta um novo olhar, com mais objetividade e clareza. O que, muitas vezes, se torna mais difícil para o empreendedor ou líder, que está pessoalmente envolvido no negócio.

Por quanto tempo dura o trabalho do consultor numa empresa?

Essa é uma questão bastante variável, pois a consultoria não se detém a um período fixo. Portanto, o tempo em que o consultor empresarial atuará na empresa depende do nível crítico e das questões que serão abordadas.

Algumas áreas demandam mais tempo que outras. A consultoria para contornar a área financeira pode requerer muito mais tempo de trabalho do que uma consultoria de marketing, por exemplo.

Desse modo, o consultor determinará seu tempo de atuação a partir da análise inicial e do planejamento. Lembrando sempre que pode haver interrupções durante o processo que atrasem o cronograma. Da mesma forma que soluções mais rápidas podem ser encontradas, adiantando o cumprimento das metas.

Contudo, para entregar uma proposta de trabalho, pode ser definida uma quantidade predeterminada de reuniões e encontros, com tempo de duração específico.

Desse modo, o cliente também compreende que precisa dar sua contrapartida de acordo com o que foi acordado.

Benefícios da carreira de consultor empresarial

Atuar como consultor empresarial pode trazer uma série de benefícios. O principal deles é a independência profissional, ao mesmo tempo que se trabalha de acordo com sua expertise e conhecimento de mercado.

Ou seja, um consultor é o profissional que, além de ser experiente em negócios, não está limitado ao trabalho dentro de uma única organização, onde em algum momento não terá mais chances de crescer.

Diferente de líderes e gestores internos, o consultor empresarial é aquele que empresta sua sabedoria e credibilidade para ajudar as empresas a enfrentar crises e alavancar seus negócios.

Como vantagens, esse profissional pode definir seu horário de trabalho, seus ganhos e sua área de atuação. Confira a seguir outros benefícios de ser tornar um consultor empresarial:

  • os ganhos aumentam à medida da evolução profissional, com valorização crescente;
  • ampliar os horizontes e ter diferentes áreas de atuação no mercado de trabalho;
  • ter liberdade para estudar e se aperfeiçoar em assuntos relativos ao trabalho;
  • perspectiva de crescimento profissional, sem depender de ser promovido;
  • oportunidades de trabalho home office, com maior conforto e segurança;
  • possibilidade de viajar profissionais e conhecer lugares e costumes;
  • criar uma rede de relacionamentos profissionais e pessoais;
  • conhecer novos ambientes e culturas organizacionais;
  • adquirir mais respeito profissional;
  • administrar o próprio tempo;
  • manter-se atualizado;.

Como você pode ver, os benefícios de se tornar um consultor empresarial são inúmeros. Além disso, o crescimento na carreira está totalmente sob sua responsabilidade, sem depender do reconhecimento de outras pessoas.

Seguindo seus próprios critérios, metas e objetivos, com qualificação e desenvolvimentos de novas habilidades, é possível ter sucesso e alcançar um lugar de destaque no mercado.

Principais desafios para se tornar um consultor

Assim como em outras profissões, quem deseja atuar como consultor empresarial encontrará alguns desafios pelo caminho. Por isso, o profissional que opta por esse ramo de atuação deve estar ciente de que precisará percorrer um caminho onde alguns obstáculos podem se apresentar.

Especialmente no que se refere à estrutura de trabalho e evolução dos processos, alguns degraus devem ser alcançados passo a passo. Por isso, estudo e qualificação constantes são necessários para superar tais desafios, sempre tendo em mente o que de melhor essa carreira pode proporcionar.

Para quem está iniciando o processo de se tornar um consultor empresarial, o modelo de franquia de consultoria é uma opção bastante vantajosa, que elimina algumas etapas e possibilita superar boa parte dos desafios.

Ao ser um consultor franqueado, você contará com a estrutura completa para iniciar o trabalho, podendo focar em vender e entregar resultados ao cliente.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário, caso tenha dúvidas ou sugestões. Estamos aqui para ajudar você a crescer profissionalmente!

Categorias: Consultoria

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *