Se você gerencia seu próprio negócio ou trabalha em uma consultoria, certamente já ouviu falar sobre ERP. Mas, você sabe o que é ERPNesse artigo, além de encontrar a resposta para essa pergunta, encontrará também seus benefícios e como escolher o sistema ideal para as necessidades do seu negócio. 

 

O que é ERP?

O termo ERP vem das iniciais de Enterprise Resource Planning, ou seja, Planejamento dos Recursos da Empresa.

Nesse sentido, o ERP é um sistema que integra todos os dados e processos de uma organização, permitindo que o gestor gerencie áreas como vendas, financeiro, estoque e recursos humanos por meio de uma única ferramenta. Desse jeito, o ERP tem todas as funcionalidades que um empresário vai precisar no seu dia a dia. 

A princípio, o lançamento do Enterprise Resource Planning (ERP) teve como intuito atender o empresário que não tem um sistema qualificado ou que, muitas vezes, usa diferentes planilhas e sistemas para gerenciar separadamente cada área do seu negócio.  Assim, uma ferramenta que integre todas as áreas de uma empresa traz a vantagem de um fluxo de dados fluído, que permite compartilhar informações facilmente.  

 

Quais os benefícios do ERP?

Normalmente, empreendedores e equipes de gerenciamento precisam tomar decisões difíceis sobre como gerenciar as operações nas organizações. Com isso, se implementado com sucesso e atendendo aos requisitos de negócios, um sistema ERP facilita nas tomadas de decisões. Isso porque, ao permitir que a organização tenha uma visão integrada de todos os seus processos, o sistema deixa perceptível falhas e desperdícios em cada área da empresa 

Assim os funcionários se tornam mais eficientes e entregam suas tarefas em menos tempo, não havendo processos redundantes ou duplicação de dados. A colaboração é melhor em toda a companhia, as operações são controladas e o custo é reduzido. 

Entretanto, a implementação de uma solução ERP requer o gerenciamento e a consideração de muitos aspectos e requisitos. Como resultado, seus benefícios superam (e muito) o custo inicial, o tempo e o esforço associados à incorporação do software no dia a dia de sua organização. Mas… Como escolher um bom sistema para a sua empresa?

 

Como escolher um bom sistema?

Afinal o ERP deve ser dinâmico o suficiente para corresponder ao crescimento do negócio. Ele precisa formar um sistema centralizado, com processos padrão de negócios nos quais se baseiam nas melhores práticas do setor de atuação.

Por isso, se você está procurando um bom sistema, confira abaixo as principais recomendações para escolher a melhor solução para sua empresa. 

 

1) Defina os principais requisitos 

A implantação de um software ERP é bem-sucedida quando se adapta às necessidades específicas da empresa. Por isso, faça uma lista dos principais requisitos antes de procurar possíveis fornecedores. 

A escolha de um sistema envolve a definição cuidadosa do escopo de seus processos e dos requisitos de negócios específicos. Isso significa que os possíveis fornecedores precisam ser detalhados em suas propostas. 

Escolher um sistema ERP específico do setor, com recursos que supram suas necessidades de negócios, significa que sua empresa não ficará com uma solução mal personalizada e cara. Para isso consultar a equipe de vários departamentos é uma ótima maneira de garantir que o software ofereça suporte a todos os seus processos. 

 

2) Considere o suporte antes de comprar o sistema 

A escolha de um fornecedor de ERP envolve criar uma parceria importante e contínua para o seu negócio. Com isso, a implementação e o treinamento inicial e contínuo do produto garante que seus funcionários confiem no uso correto do sistema e maximizem o potencial do software. 

A realidade é que, quando os donos de empresas não usam ferramentas para aprimorar a eficiência em suas transações, sacrificam a produtividade, os lucros e a posição competitiva no mercado. Portanto, é importante analisar os produtos mais recentes do fornecedor e verificar se funcionarão em seus sistemas existentes. Cheque, ainda, se a companhia tem experiência especializada no setor de seu negócio. 

Certificar-se de que o fornecedor atenderá às suas prioridades aumenta a probabilidade de uma transição suave e garante que sua empresa receba todos os benefícios de adotar um bom sistema ERP. Assim, você pode economizar tempo e dinheiro, além de melhorar os processos de sua organização. 

 

3) Estabeleça um plano de implantação 

O software ERP deve ser implementado como uma maneira de reduzir custos e aumentar a receita. Antes de optarem por um sistema, todas as organizações devem gastar um bom tempo estimando os gastos e medindo as potenciais vantagens que serão fornecidas. Também é importante desenvolver um plano de implementação que inclua procedimentos de capacitação em toda a companhia antes de instalar o software. 

Para isso, é fundamental criar um plano de implantação que envolva não apenas as tarefas necessárias à instalação do sistema, mas garanta que o software seja adequado aos processos da sua empresa, atenda a seus objetivos e se apresente como de fácil utilização para os funcionários. 

Portanto, esse planejamento deve ser desenvolvido antes da decisão final do software. Desse jeito, você entenderá completamente os compromissos de custos e recursos imprescindíveis para tornar o projeto um sucesso. 

ERP

 

Por fim, se você ainda tem dúvidas de como escolher um software, conte com a Saffi para te ajudar a escolher a melhor opção. O Head de Vendas da Saffi, Daúd Mello, pode auxiliar nessa difícil escolha. Para isso, entre em contato agora mesmo pelo número  (16) 98233-7584, ele estará pronto para te atender. 

Categorias: Gerenciamento

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *