Pensando em contratar um serviço de assessoria ou consultoria empresarial? Entenda qual a melhor opção para o seu negócio!

Tanto a assessoria quanto a consultoria atuam no apoio gerencial e estratégico das empresas. A contratação de profissionais que possuam experiência de mercado, contribuam para aprimorar e aperfeiçoar os processos, garantindo que a empresa mantenha suas atividades de forma saudável.

Ambas, são serviços que oferecem suporte às organizações com foco na melhoria de desempenho. No entanto, elas possuem algumas diferenças que nós iremos esclarecer para você neste artigo. Confira!

A assessoria auxilia o cliente com determinadas necessidades técnicas. Consiste na assistência de um profissional especializado interino na empresa, onde as atividades passam a ser executadas por ele. Assim, a empresa contratante ganha tempo, já que o especialista não precisa ser treinado para exercer a atividade e também minimiza os riscos de erros naquela operação.

Já a consultoria fornece informações necessárias para a tomada de decisão a partir de critérios técnicos, por exemplo: após o diagnóstico, são identificadas as necessidades, onde são definidas as soluções e orientações de melhoria, tanto em cenários estratégicos, quanto operacionais.

Ou seja, pode-se dizer que na assessoria, o consultor trabalha fazendo pelo cliente aquilo que for demandado, conforme a necessidade. Já a consultoria, oferece uma análise técnica e o direcionamento para que a empresa execute a operação. Caso o cliente não possua profissionais qualificados para realizar as tarefas, os consultores podem designar assessores qualificados ou orientar no recrutamento de funcionários.

As áreas de atuação da consultoria na estrutura da empresa são:

Gestão de Pessoas: entender a relação entre funcionários e gestores, e com isso, maximiza-se a produtividade e minimiza problemas internos com treinamento e desenvolvimento dos colaboradores;

Gestão Financeira: potencializar resultados por meio de análises, planejamento orçamentário, administração correta dos recursos, estruturação tributária e obtenção de capital com bancos e fundos.

Gestão de Marketing e Vendas: técnicas que aumentam sua visibilidade no mercado para atrair novos clientes, fidelizar consumidores, aumentar as vendas etc.;

Gestão dos Processos Operacionais: otimizar processos, reduzir perdas, melhorar as atividades, detalhamento de funções, entendimento da rotina de produção etc.

A assessoria também pode ser realizada em todas as áreas da empresa, por um projeto que denominamos de Empresa Saudável, relacionado aos 4 principais pilares da empresa: Recursos Humanos, Marketing, Financeiro e Operacional, ou de acordo com a demanda do cliente.

Fale com um consultor sem compromisso, e entenda qual é melhor projeto para sua empresa.

 

Texto escrito por Mariana Borelli, Suporte Saffi Consultoria

Categorias: Gerenciamento

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *