Saiba mais sobre os diferentes tipos de consultoria empresarial e descubra qual delas se encaixa melhor ao seu perfil de consultor.


A consultoria empresarial tem como objetivo auxiliar empresas a superar momentos de crise ou organizar planos de ação para alcançar novos patamares no mercado. 

Isso é possível através dos conhecimentos do consultor, que podem abranger diversos tipos de consultoria empresarial

Desse modo, ele empresta sua experiência corporativa para auxiliar na identificação dos pontos fracos do negócio e criar estratégias para superar os desafios. Por isso, investir numa consultoria pode trazer muitas vantagens para a empresa diante de um cenário de transformação constante. 

O que é consultoria empresarial?

Podemos dizer que uma consultoria se dá através da troca de experiências. No âmbito organizacional, essa prática busca identificar problemas e criar soluções para melhorar processos ou reorganizar um determinado setor da empresa.

É como se o consultor empresarial fosse uma espécie de conselheiro, que orienta os gestores ou o proprietário do negócio para uma gestão mais eficiente, com mais produtividade e competitividade.

De modo geral, o consultor trabalhará as seguintes etapas dentro da empresa:

  • Diagnóstico: por meio do levantamento de dados e análise dos processos;
  • Planejamento: define as ações e estabelece o cronograma de execução;
  • Execução: coloca em prática as ações definidas em conjunto com os gestores;
  • Acompanhamento: monitora os resultados através de revisões periódicas, reuniões e propõe adequações, caso necessário;
  • Conclusão: cumpridas as etapas do planejamento, o consultor mensura os resultados e finaliza o trabalho com a entrega de um relatório.

Assim, os diferentes tipos de consultoria empresarial são focados em atender necessidades específicas da empresa, de acordo com as áreas que mais precisam ser alavancadas. Então, o consultor especializado pode propor estratégias e ações que tragam resultados mais objetivos, focados nas questões mais pontuais.

Leia também: Assessoria e Consultoria Empresarial, qual a diferença?

6 tipos de consultoria empresarial e suas características 

Vamos trazer agora as características de alguns tipos de consultoria empresarial. Existem várias especificidades para esse ramo de atuação, e por isso separamos as 6 áreas mais procuradas para mostrar como cada uma atua. Confira: 

1. Consultoria de Finanças

A gestão financeira costuma ser um dos pontos mais críticos de um negócio, ao mesmo tempo que é primordial para sua sobrevivência. Portanto, esse é um dos mais importantes tipos de consultoria empresarial.

Aqui, é papel do consultor financeiro identificar as falhas da gestão e apontar formas de elaborar um planejamento financeiro mais adequado. 

Um consultor que atua na área de finanças deve conhecer bem os processos de fluxo de caixa, métodos de controle, negociações e outros assuntos que são fundamentais para os resultados.

Como essa é uma questão sensível, a continuidade ou não das atividades e o sucesso do negócio pode depender diretamente dessa consultoria.

2. Consultoria de Recursos Humanos

Empresas são formadas por pessoas. Por mais automatizados que sejam os processos, o trabalho humano segue sendo indispensável para o funcionamento das atividades.

Portanto, a consultoria empresarial na área de Recursos Humanos tem como objetivo auxiliar a empresa a compreender as demandas relativas aos colaboradores, identificando pontos a melhorar e desenvolvendo habilidades na área de gestão de pessoas.

Este é mais um entre os tipos de consultoria empresarial que podem determinar o sucesso ou o fracasso de um negócio. Isso porque o foco em Recursos Humanos gera produtividade e evita problemas com absenteísmo.

O consultor de RH também pode auxiliar na execução de processos seletivos, otimizando o processo e melhorando as contratações. Afinal, numa organização que valoriza a parte humana, o ambiente de trabalho se torna mais satisfatório para o funcionário e, consequentemente, mais rentável para o negócio.

3. Consultoria de Marketing

Dos tipos de consultoria empresarial que mais tem se destacado no mundo corporativo, a consultoria em Marketing alcança um lugar de grande importância para os gestores. 

Essa área requer do consultor uma análise de mercado mais profunda, voltada à comunicação e ao posicionamento da marca. É necessário que haja um estudo sobre a situação da empresa e o lugar que ela ocupa para saber, então, em que lugar deseja chegar através das estratégias de marketing.

Nesse sentido, cabe ao consultor identificar as necessidades atuais, criar um plano estratégico de marketing e definir as metas e ações mais adequadas para criar uma imagem de destaque e relevância para o público-alvo.

Leia também: O que é ser um consultor empresarial e quais os benefícios

4. Consultoria em Gestão de Riscos

A análise de riscos é crucial para manter o bom desempenho de uma empresa. Desse modo, a tarefa de um consultor empresarial especialista em gestão de riscos é ajudar na identificação, compreensão, análise e tratamento dos riscos inerentes ao negócio.

Com esse trabalho, é possível manter a melhoria contínua dos processos. Além disso, assim como outros tipos de consultoria empresarial, a consultoria de Gestão de Riscos pode atuar em diferentes setores, seja na indústria, comércio ou serviços.

Assim, em conjunto com gestores e equipe, o consultor será capaz de identificar os possíveis cenários de risco e propor ações de mitigação e proteção, evitando perdas e danos indesejáveis.

5. Consultoria em Logística

Uma logística bem administrada é essencial para o bom funcionamento de qualquer empresa. 

Por isso, uma consultoria empresarial especializada em logística é capaz de orientar para o melhor desempenho das atividades de compra, estoque e distribuição de produtos.

Desse modo, o consultor orienta para que os processos se tornem mais eficientes, com custos reduzidos e maior agilidade operacional. 

Sobretudo, porque se houver um gargalo em uma das fases da logística, outros processos ficarão comprometidos, o que pode atrapalhar de modo significativo o sucesso dos negócios.

6. Consultoria especializada

Além de todos os tipos de consultoria empresarial citados, também existe a possibilidade do consultor desenvolver uma consultoria especializada. 

Nesse caso, o profissional será expert em um segmento específico, como gastronomia, serviços pet e até mesmo consultoria voltada para academias esportivas.

Por exemplo, um consultor especializado em gastronomia pode atuar em bares e restaurantes orientando sobre a estrutura geral de funcionamento, atividades da cozinha, treinamento de pessoal, elaboração do menu e muito mais.

Dessa forma, todo o trabalho de análise e planejamento que a consultoria envolve será focado para um ramo específico, considerando as particularidades da atividade e de cada negócio.

Gostou do conteúdo? Então assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades da Saffi Consultoria!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *