A Consultoria Empresarial é a prestação de serviço que busca responder ou atender necessidades e anseios dos empresários, auxiliando na tomada de decisão, planejamento estratégico, diagnósticos situacionais e criação de ferramentas e processos gerenciais. Profissionais com vasta experiência procuram investir e empreender na carreira de Consultoria Empresarial, com o objetivo de auxiliar o empresariado brasileiro e construir uma boa carteira de clientes.

Consultoria empresarial

Para aqueles querem investir ou abrir uma Consultoria Empresarial, a Saffi mostra nesse artigo como desenvolver um escritório desse tipo e, além disso, mostra também como uma boa equipe pode ajudar sua Consultoria Empresarial a crescer em grande escala!

Se você está disposto a mudar e quer escalar a sua Consultoria de uma forma rentável, veja nossas dicas:

 

 1) Tenha uma postura de empresário e não de consultor:

Na maioria das vezes o seu negócio não escala pois você tem medo de contratar, desfoca e vive criando métodos e soluções ineficientes. Por isso, orientamos que tenha uma postura firme de empresário, alguém que gosta de assumir riscos, não tem medo de errar, compartilha conhecimentos e só usa seu dinheiro em casos estratégicos (ou seja, aquele que perde para ganhar mais e melhor). Por fim, principalmente, tenha um planejamento estratégico fundamentado, que saiba aonde quer chegar e com quem quer estar. Para saber como fazer um planejamento estratégico fundamentado, leia nosso artigo “Guia completo sobre planejamento estratégico empresarial”.

 

 2) Forme uma máquina de vendas:

Aqui está o grande obstáculo para o crescimento de seu escritório: não existe força de vendas! Por essa razão mapeamos dois fatores. Primeiro,  o medo/vergonha de prospectar, por isso você vive de indicações o que afeta diretamente o crescimento da operação. Em segundo, a imersão em projetos e a falta de tempo para a busca de novos negócios.

Sendo assim é necessário criar uma forte e constante máquina de vendas. O Sócio/Consultor pode gerenciar a força comercial e deixar a operação para profissionais de perfis comerciais e de níveis júnior. Contudo, para isso é necessário ter estratégias sólidas, ferramentas fortes, metas definidas e indicadores de desempenho para sua equipe.

 

3) Construa um time de consultores:

Como já foi dito, aqui, nesse mesmo conteúdo “o negócio não irá crescer e escalar se depender só de você”. É por isso que você deve estar rodeado de profissionais especialistas. Portanto é preciso se desprender do medo de contratar, medo dos custos fixos e encargos que isso trará, e principalmente o medo de gerar concorrência. Depois de se livrar do medo, você precisa capacitar esse profissional e acompanhar o passo a passo desse colaborador. Para saber um pouco mais sobre como acompanhar o desempenho do seu time, a SER dá cinco dicas de ouro para te ajudar nessa tarefa!

 

4) Tenha um método sólido:

Outro ponto que já abordamos aqui nesse artigo é que o perfil Consultor acaba por criar métodos que nem sempre é eficiente para o seu objetivo. Logo, isso leva a uma chance baixa de escalabilidade do negócio. Sabendo disso mostramos a necessidade de ter um método firme o que trará a padronização e agilidade nas produções, que trará maior facilidade e margem em seus projetos. Quando dizemos método isso inclui rotinas de treinamento e capacitação, ferramentas inovadoras para gestãocontrole e metodologia sistematizada, assegurando o padrão de qualidade e margem esperada por projeto.

 

Como a Saffi pode te ajudar?

Nós, da Saffi Consultoria, podemos ajudar o seu time a crescer e sua empresa escalar! Por meio dos nossos projetos de gestão de pessoas, gestão operacional e apoio gerencial, garantimos a implementação de métodos ágeis e eficientes e ferramentas inovadoras de gestão. Tem interesse? Entre já em contato!

 

Gostou do conteúdo ou tem alguma sugestão? Deixe um comentário!

Texto escrito por Daúd Mello, Head de Vendas da Saffi Consultoria


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *