Recuperação Judicial:

Tudo o que você precisa saber

 

Diante do atual cenário de tombo na economia mundial e das dificuldades financeiras enfrentadas pelas empresas em meio à pandemia do COVID-19, os pedidos de recuperação judicial aumentaram consideravelmente no ano de 2020.

Segundo o levantamento de Boa Vista divulgado em julho de 2020, de maio para o junho os pedidos de recuperação judicial cresceram em 82,2%. Desse número, os pedidos que foram aceitos aumentaram em 103,3%. Se considerar o mês de junho do ano de 2019 para o mesmo mês do ano de 2020, houve um aumento de 44,6% nas solicitações de recuperação judicial e as decretações subiram em 123,4% no mesmo período.

Mas, o que é isso? Será que a Recuperação é a melhor opção para sua empresa? Nesse artigo esclareceremos suas dúvidas!

 

recuperação judicial

 

O que é a Recuperação Judicial?

Inicialmente, a Recuperação Judicial é um processo em que uma empresa endividada consegue um prazo para continuar sua operação enquanto negocia com seus credores, sob mediação da Justiça. Com base na medida jurídica da Lei de Falências e Recuperação de Empresas, as empresas em crise passaram a ser tratadas com uma nova postura, considerando-se então os princípios de proteção da empresa, proteção dos trabalhadores e interesse dos credores.  

Dessa forma, o principal objetivo da recuperação judicial é viabilizar a superação da crise econômico-financeira que determinada empresa vem enfrentando. Em outras palavras, esse processo permite que uma empresa postergue o pagamento de dívidas com bancos e fornecedores, assim como de ações e execuções de dívidas, por um intervalo mínimo de 180 dias.

 

Como solicitar um pedido de Recuperação Judicial?

A recuperação se divide em 3 diferentes etapas: fase postulatória, fase deliberativa e fase executória. A fase postulatória é a fase na qual o benefício da recuperação é requerido. Em sequência, há a fase deliberativa, que consiste no período de discussão e aprovação do plano de reorganização da empresa. Por fim, na fase executória há a fiscalização e o cumprimento do plano aprovado.

Dessa forma, para solicitar um pedido de Recuperação Judicial, o mais recomendado é que o advogado, responsável pela empresa, solicite o auxílio de uma consultoria especializada. Então, advogado e consultoria levantam em conjunto uma série de documentos para que o pedido seja solicitado para o magistrado regional, o que corresponde à fase postulatória.

Assim, posteriormente à análise desses documentos, o juiz responsável pode ou não aceitar tal solicitação. Caso seja aceito, entra-se na fase deliberativa. A partir do aceite existe um período máximo de 30 meses para a entrada na fase de execução desse pedido. No entanto, apesar de se informar como período máximo, em alguns casos o tempo pode se estender.

Finalmente, após a finalização do plano deliberado, ele também pode ser aceito ou não. Caso seja aprovado, ele entra em execução. Por outro lado, em caso de negativa é declarada a falência da empresa solicitante.

Agora que você já sabe as etapas e como é o processo de Recuperação Judicial, quais são seus benefícios?

 

Os benefícios da Recuperação Judicial

Ao se tratar dos benefícios, diz-se que o empresário “ganha um fôlego” com o pedido de recuperação e consegue alguns benefícios legais com sua aprovação.

O primeiro benefício que um empresário tem é que no período prévio ao aceite do plano e entrada na fase de execução, todas suas dívidas ficam suspensas. O principal ponto positivo vem a partir do aceite desse plano: existe um deságio da dívida que pode se reduzir, em alguns casos, em mais de 60% do valor inicial.

Além disso, existe o parcelamento dessa dívida com planos chegando a mais de 120 meses de duração com juros extremamente baixos e períodos de carência que podem ultrapassar os 24 meses para início do pagamento do plano.

Com isso a empresa utiliza esse tempo prévio ao pagamento da dívida para a angariação de recursos e para a retomada e reestruturação de sua empresa. A falência, que era dada como eminente, começa a ser vista em segundo plano e a “luz no fim do túnel” se torna cada vez mais clara.

Em resumo, os principais benefícios se encontram listados abaixo:

  • Facilitar o pagamento de dívidas;
  • Realizar acordos ou convenções coletivas de trabalho;
  • Evitar processos de falência;
  • Dialogar com os credores;
  • Suspender ações e execuções judiciais.

 

Portanto, a recuperação judicial se mostra como uma alternativa bastante válida para o enfrentamento de crises. Mediante a esse período de pandemia e crise financeira a medida é vista com bons olhos por parte de várias consultorias do Brasil. Durante todo o processo a empresa passa por uma reestruturação total, e grande parte das vezes o empresário necessita evoluir sua gestão.

Por isso, a Saffi Consultoria pode te ajudar!

 

Como a Saffi pode auxiliar?

Com mais de 13 anos de experiência, a Saffi Consultoria consolidou-se como a maior rede de franquia de consultorias do Brasil. Assim, ao longo desses anos de experiência, atuou predominantemente no setor financeiro e construiu um renomado know how para a resolução de crises.

Por entender que a recuperação judicial se trata de um processo que pode mudar a realidade de crise enfrentada pelo empreendedor, a empresa focou nesse segmento e aprendeu a apoiar o empreendedor em sua luta contra a falência.

Sedo assim, a Saffi Consultoria se trata da única consultoria que tem um índice de 100% de aprovação em planos de recuperação judicial.

Além da medida em si, a consultoria atua em diversos pilares da empresa, podendo ajudar nos seguintes pontos:

  • Redução de desperdícios;
  • Desenvolvimento do fluxo de caixa;
  • Otimização de processos;
  • Melhora na precificação.

 

Nosso intuito é melhorar a margem de lucro, para que a empresa possa superar essa crise da melhor maneira possível, sendo possível por consequência a alavancagem empresarial, aprovação do plano e pagamento deste até mesmo antes do prazo estipulado judicialmente.

Seguindo os valores de simplicidade, dinamismo, inovação, segurança, cooperação e transparência, a consultoria entrega a melhor solução possível para o momento que o cliente enfrenta. Para isso, contamos com um time de consultores experientes e consolidado.

Nem sempre o empreendedor sabe qual a cura para o seu problema, deixe que a consultoria assuma parte de suas dores! O time, em conjunto com o empresário, fará o melhor para o enfrentamento do cenário atual. Assim, o sucesso se torna uma variável garantida.

Texto escrito por Ariel Fontes, consultor da Saffi Consultoria.

Categorias: Financeiro

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *