Está pensando em comprar uma franquia? Então confira os principais cuidados que você deve tomar antes de fechar o negócio.


Dentro de um cenário econômico instável, com um mercado altamente competitivo, comprar uma franquia tem sido uma das maneiras mais seguras de empreender.

Não é à toa que os brasileiros estão entre os maiores empreendedores do mundo. E as franquias são responsáveis por grande parte dos novos negócios que vêm surgindo nos últimos anos.

Quando comparado ao modelo tradicional de abertura de empresas, o franchising apresenta uma série de benefícios e facilidades.

Sobretudo por ser uma modalidade testada e aprovada em todo o mundo, que já se aperfeiçoou e desenvolveu novos processos lucrativos.

Além disso, os estudos de viabilidade e a possibilidade de adaptação entregam a segurança que o empreendedor busca. Prova disso é que as franquias têm a menor taxa de fechamento do mercado.

Por exemplo, entre as empresas tradicionais, de cada 100 novas aberturas, 23 acabam por encerrar as atividades antes de completar dois anos. Já entre as franquias, o número é de apenas cinco fechamentos a cada 100 novas aberturas.

Contudo, mesmo diante de todas as vantagens desse tipo de negócio, é sempre recomendado ter uma certa cautela antes de bater o martelo para a compra de uma franquia. Isso torna o processo ainda mais seguro e com maior garantia de sucesso no empreendimento.

Por isso, se você pretende se tornar um franqueado na área de Consultoria Empresarial, vale a pena conferir as dicas que preparamos para comprar uma franquia sem passar por nenhum tipo de entrave.

Confira!

6 dicas de cuidado ao comprar franquia

Depois de muito pesquisar e traçar seu perfil de consultor, você chegou à conclusão de que o modelo de franquias é o mais adequado para se tornar um empreendedor de sucesso.

Porém, ainda restam algumas dúvidas sobre como iniciar o negócios e quais cuidados tomar, certo?

A seguir, listamos 6 cuidados principais que você deve ter antes de fechar negócio e comprar uma franquia. Seguindo essas dicas, você terá ainda mais certeza de que está no caminho certo para empreender!

1. Pesquise a franqueadora e escolha uma empresa confiável

Saber em que terreno se está pisando é a base para o sucesso de um negócio. Portanto, o primeiro passo antes de comprar franquia é pesquisar a fundo a franqueadora para ter a certeza de que se trata de uma empresa confiável.

Um dos critérios que demonstram a confiabilidade é saber se ela é filiada à Associação Brasileira de Franchising (ABF). Essa informação é importante, pois apenas empresas que seguem todos os critérios de qualidade definidos pela entidade podem fazer parte do grupo de associados. 

Outro ponto fundamental está relacionado ao suporte oferecido pela franqueadora. Empresas sérias oferecem aos franqueados o apoio necessário para iniciar o negócio, além de atender todas as necessidades que venham a surgir ao longo do desenvolvimento do trabalho.

Ou seja, trabalhar através de franquias é formar uma parceria de negócio. Nenhuma das partes deve atuar individualmente, e por isso o suporte é tão importante.

Nesse processo de pesquisa, também vale conversar com outros franqueados para saber o que eles têm a dizer sobre a empresa e os resultados obtidos.

Esta é uma forma de observar os pontos fortes e fracos da franquia e entender de que forma você precisará atuar. Aqui, é importante obter informações tanto de franqueados recentes quanto dos mais antigos, que atuam em localidades diferentes.

Essa é uma estratégia bastante válida, que lhe ajudará a compreender o grau de satisfação do franqueado com o suporte da empresa, e também com o retorno financeiro dado pela compra da franquia. 

2. Descubra o grau de afinidade com a franquia

Mesmo que você já tenha uma ideia do ramo em que deseja atuar, antes de comprar uma franquia é importante saber o grau de afinidade que você possui com a empresa e o mercado em que ela está inserida.

Por isso, é recomendável fazer um filtro de ideias e valores, para saber se você, enquanto franqueado, está alinhado aos valores e visão da franqueadora.

Comprar a franquia “da moda”, por exemplo, pode não ser a melhor alternativa. O que vale é estar certo de que sua expertise está alinhada ao setor da franquia desejada. Pois só assim você poderá trabalhar com satisfação e a certeza de que fez a melhor escolha para sua vida profissional.

3. Entenda a importância de manter o padrão da franquia

Esta é uma regra básica para quem deseja comprar franquia: é fundamental que você tenha ciência de que é preciso manter o padrão estipulado pela franqueadora.

Ou seja, não é recomendado alimentar a ideia de que você poderá trabalhar de forma diferente, seguindo seus próprios critérios.

A franqueadora entrega um modelo de negócio formatado, testado e aprovado, que garantirá a qualidade dos processos. Portanto, saber a importância de seguir de acordo com as premissas da franquia, ao menos num curto prazo, é primordial para se ter uma garantia sobre o bom andamento dos negócios.

Ebook da Saffi

4. Tenha um plano detalhado de viabilidade financeira

Antes de comprar uma franquia, é necessário elaborar um plano de negócios. Assim, a viabilidade financeira deve ser muito bem detalhada, pois será necessário um investimento prévio, assim como o capital de giro para desenvolvimento das atividades.

Portanto, o levantamento da viabilidade permite que você planeje concretamente o valor que será investido, as economias que serão necessárias e o tempo do ROI (Retorno sobre o Investimento).  

5. Entenda a Lei de Franquias e fique atendo à COF

Um ponto crucial para quem busca iniciar um negócio com a compra de franquia é conhecer a fundo a Lei de Franquias, que trata dos direitos e deveres de franqueados e franqueadores.

Nesse documento, estão todas as informações e lista de documentos que devem fazer parte do negócio. Entre eles, a Circular de Oferta de Franquia (COF), que apresenta as condições gerais estabelecidas entre as partes.

Inclusive, devem constar na COF os contatos dos franqueados atuais, bem como daqueles  que desfizeram a parceria no período dos últimos 12 meses, contados da emissão da circular.

6. Converse com abertamente com a franqueadora

Entre todos os cuidados recomendados para comprar franquia, talvez um dos principais seja este: entre em contato e converse com os responsáveis pela franqueadora para tirar todas as dúvidas e estabelecer um diálogo aberto e sincero.

Não tenha receio de entrevistar o franqueador, pois só assim você terá a segurança necessária e poderá estabelecer uma conexão de parceria com a empresa com a qual seguirá trabalhando pelos próximos anos.

Detalhes como plano de expansão, limite de território para atuação da franquia, situação da marca, ações de marketing, entre outros temas, são importantes para que você esteja plenamente certo da decisão e possa, enfim, dar início ao processo de aquisição.

Agora que você já sabe que cuidados tomar antes de comprar uma franquia, confira 6 motivos para se tornar um franqueado Saffi.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *