Mineração

Desde o século XVI a atividade de mineração desempenha um papel importante e de grande influência na economia nacional. Entretanto, algumas especificidades a tornam um setor especialíssimo da indústria.

Uma dessas características especiais tem uma forma peculiar de ser mencionada pelo pessoal do setor: “A mineração está onde Deus colocou o recurso, assim como as características físicas e químicas dos minérios.”

O que se pode concluir disso é que o empreendedor, ao contrário de tantos outros setores das atividades industriais, não tem muita escolha em relação à localização do seu empreendimento. Daí surge opções espetaculares de transporte até os centros consumidores ou de beneficiamento, como o mineroduto, ou ainda, plantas integradas que agregam mais valor ao produto diluindo os custos desta fase do processo produtivo. Uma grande lição que fica neste caso é que o transporte, pura e simplesmente, em qualquer setor, pode significar destruição de valor e é, portanto, uma fase que merece grande atenção.

Uma segunda característica que podemos chamar de especial, são os elevados investimentos e riscos que existem em todas as fases da indústria da mineração: pesquisa, descoberta e transformação dos recursos minerais em produtos econômica e socialmente úteis.

Tal questão torna importantíssimo que os processos da mineração estejam sempre otimizados de forma a minimizar os custos operacionais. Ou seja, não há espaço para perdas de tempo, para desperdícios de materiais, retrabalho, remanejamento de estoques ou estoques intermediários e etc. Deve-se, sempre, ter em mente que a mineração como um todo é um processo puxado pela demanda e que, sendo assim, recordes de produção em processos intermediários nem sempre são benvindos, pois, podem implicar em aumento evitável de custos.

Finalmente, e não menos importante, uma característica da mineração que a torna um tipo de indústria diferente, é o elevado potencial poluidor e de riscos à saúde e segurança dos trabalhadores. Essas duas particularidades tornam o licenciamento ambiental longo e custoso. Implica, também, em uma distorção da imagem do setor junto à sociedade que, na maioria das vezes, desconhece os benefícios econômicos e sociais da atividade.

Nestes casos, não se pode fugir da indiscutível necessidade das empresas buscarem um Sistema de Gestão Integrada envolvendo Saúde, Segurança e Meio Ambiente, eficiente e capaz de reverter a impressão desfavorável. Em outras palavras, trata-se de transformar ameaça em oportunidade, emprestando à empresa um diferencial competitivo extraordinário.

Para encerrar esta breve exposição, há de se dizer que a mineração é designada como de utilidade pública pelo Decreto/Lei 3.365/41 e que é considerada uma atividade essencial para o Estado e o bem-estar social, pela Resolução CONAMA 369/06.

como podemos ajudar sua empresa?

Entre em contato com a Saffi através do escritório mais próximo de você ou envie uma mensagem.

Agende uma visita com um de nossos Consultores Especialistas