Análise Estratégica da Concorrência

Quem são de fato os meus principais concorrentes? O que já sabemos sobres eles? O que mais precisamos saber sobre eles? Quais suas principais forças competitivas? Como neutralizar suas estratégias? O que estão planejando para o futuro? Como vencê-los ?

Essas e muitas outras questões desafiam as organizações dia a dia . Um descuido e muitas vezes o concorrente já entrou na conta e ganhou participação no cliente.

A abertura de mercado permitiu a entrada de concorrentes globais. Temos um novo ambiente competitivo que conta também com o progressivo uso de novas tecnologias permitindo aos clientes acesso a várias informações e a fornecimentos a um click no computador.

Muitas organizações entendem ter bons conhecimentos sobre seus principais concorrentes mas poucas atualmente tem clara noção do que não sabem sobre eles.

Hoje, profissionais de compras, antes mesmo que vendedores cheguem à mesa para a negociação, já conhecem muito de sua empresa, seus produtos e seus concorrentes. Se sua organização não estiver preparada em melhor entender seus principais concorrentes e suas forças competitivas não terá argumentos convincentes e tampouco saberá como se posicionar e diferenciar seus produtos e serviços. Conhecer a si mesmo e seus principais concorrentes é fundamental para o bom desempenho dos negócios.

Nosso trabalho compreende em preparar a organização para ter uma visão estratégica da concorrência, em coletar e desenvolver análises relevantes sobre o concorrente e utilizar estrategicamente o conhecimento para trabalhar e fortalecer as bases do negócio.

O uso de ferramentas de análise como Matriz SWOT Reversa, VRIO, PESTAL, entre outras, suportam o trabalho e fazem parte da metodologia utilizada pela Saffi Consultoria no programa Análise Estratégica Concorrencial. Este programa é desenvolvido pela Saffi Consultoria em consonância com as melhores práticas utilizadas pelas empresas em nível global.

Benefícios

  • Melhor entendimento dos concorrentes, suas capacidades e limitações;
  • Melhor entendimento de suas reais forças como organização e diferenciais competitivos;
  • Desenvolvimento de estratégias com base no conhecimento;
  • Visão Antecipativa do Mercado;
  • Identificação e Análise de Sinais Fracos (early warning);
  • Uso estratégico das informações para formulação e reformulação estratégicas de produtos ou negócios;
  • Equipe melhor preparada para ampliar ou defender participação frente à concorrência.
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